A primeira comparação que se faz com o Pixel, novo smartphone do Google anunciado nessa quarta-feira, 4, é com o iPhone 7. A própria fabricante fez questão de deixar algumas provocações à rival Apple durante o evento em que revelou o dispositivo.
Pensando nisso, decidimos colocar os dois smartphones top de linha, de duas rivais históricas, lado a lado, para um comparativo. Embora sejam diferentes em diversos pontos, há algumas semelhanças entre o iPhone 7 e o Pixel. O vencedor da disputa, você conhece nos parágrafos abaixo.

Design

Sem entrar na questão de qual é mais bonito (seria uma análise muito subjetiva), vamos comparar as dimensões de cada aparelho para saber qual, em teoria, é mais ergonômico e prático do que o outro. Começando pela espessura.
O iPhone 7 tem 7,1 milímetros de espessura, enquanto o iPhone 7 Plus tem 7,3 milímetros. Já os Pixels são mais "gordinhos": os dois modelos, Pixel e Pixel XL, têm 8,5 milímetros de espessura. Os números são os divulgados pelas próprias fabricantes.
Em dimensões gerais, o iPhone 7 tem 138,3 milímetros de altura em uma tela de 4,7 polegadas. Já o iPhone 7 Plus, com tela de 5,5 polegadas, tem 158,2 milímetros de altura. O Pixel de 5 polegadas tem 143 milímetros de altura e o Pixel XL, de 5,5 polegadas, tem 154 milímetros de altura.
Portanto, de quase todos os ângulos, o Pixel é um smartphone maior do que o iPhone 7, o que o torna, em teoria, menos prático do que o rival. Vitória do iPhone 7.

Tela

Reprodução
Como citado anteriormente, o novo smartphone do Google vem em dois modelos: o Pixel, com tela de 5 polegadas, e o Pixel XL, com tela de 5,5. Este último é equivalente ao iPhone 7 Plus, versão maior do aparelho da Apple, que também vem com 5,5 polegadas de tela.
Já o iPhone 7 padrão, por sua vez, tem 4,7 polegadas, pouco menos do que o do Google. Mas as diferenças não acabam aí. O Pixel tem resolução Full HD em um painel AMOLED com 441 pixels por polegada. Já o rival tem um display HD feito em LED com 326 pixels por polegada.
O Pixel XL também sai na frente do iPhone 7 Plus com um display Quad HD AMOLED de 534 pixels por polegada. O aparelho maior da Apple, enquanto isso, tem resolução HD mesmo com a tela LED de 5,5 polegadas, suportando 401 pixels por polegada.
Em outras palavras, a tela do smartphone do Google tem melhor resolução e consome menos da bateria (graças ao AMOLED).Vitória do Pixel.

Especificações e performance

É muito difícil comparar um celular Android com um iOS. Os aparelhos da Apple funcionam em um conjunto de especificações voltadas para oferecer a melhor experiência ao usuário, onde nem sempre memória RAM, quantidade de núcleos no processador ou mesmo a velocidade de clock máximo significam muita coisa.
O que se sabe do iPhone 7 é que ele tem 2GB de RAM e usa o processador A10 Fusion, um quad-core com arquitetura de 64 bits, criado pela Apple para o novo modelo. Já o Pixel usa um Snapdragon 821, da Qualcomm, quad-core e até 2.15 GHz. A memória RAM desse Android é de 4GB.
Além disso, o iPhone 7 vem em três versões: 32GB, 128GB ou 256GB de memória interna (o mesmo vale para o iPhone 7 Plus). O Pixel, por sua vez, só tem duas opções: 32GB ou 128GB de memória interna. Nenhum dos dois tem slot para cartão de memória, porém.
Já em termos de bateria, o Pixel tem uma de 2.770 mAh enquanto o Pixel XL vem com uma de 3.450 mAh. A Apple, por sua vez, não revela a potência da bateria dos iPhones, mas um desmanche feito pelo site iFixit revelou que o iPhone 7 tem uma de 1.960 mAh e o iPhone 7 Plus tem uma de 2.900 mAh.
Ainda é cedo para dizer, porém, que o Pixel dura mais que o iPhone 7. Vários outros fatores devem ser levados em conta além do número de miliampere-hora, como modificações no software e adaptações no hardware que ainda não conhecemos no modelo do Google.
Enquanto o Pixel não estiver disponível para testes de benchmark e de desempenho, é difícil saber qual dos dois é, em termos objetivos, mais rápido ou eficiente que o outro. O que se sabe, porém, é que tanto o aparelho do Google quanto o iPhone 7 são bem rápidos, mas tudo indica que o Android tem mais autonomia. Resultado: vitória (parcial) do Pixel.

Câmera

Reprodução
Os testes feitos pelo renomado site DxOMark não deixa dúvidas: o Pixel tem a melhor câmera de smartphone do mundo, com uma pontuação bem superior à do iPhone 7. Nem mesmo a câmera dupla do iPhone 7 Plus é suficiente para encarar a do novo Android.
O sensor do Pixel tem 12.3MP em ambos os modelos, enquanto o rival tem 12MP nas duas versões. A diferença, porém, é que o iPhone 7 Plus tem duas câmeras traseiras com essa resolução, sendo uma de ângulo mais amplo e a outra uma lente telefoto que funciona como um zoom óptico de 2x.
O diafragma do iPhone 7 tem abertura de ƒ/1.8, o mesmo que a câmera principal do 7 Plus, sendo que a telefoto tem abertura de ƒ/2.8. No caso do Pixel, ambos os modelos têm abertura de ƒ/2.0 e nenhum zoom óptico. Outra vantagem da Apple sobre o Google é que seus smartphones vêm com estabilização óptica, o que não existe no Pixel (o aparelho conta com um sistema de estabilização, mas trata-se de um recurso de software e não de hardware).
O que o Pixel tem de tão impressionante assim? O tamanho dos pixels na imagem, principalmente. A Apple não revela a medida dessas unidades de dados nas fotos do iPhone 7, mas o Google diz que os pixels nas imagens do seu smartphone têm 1.55μm, o que os tornam maiores que os da concorrência e capazes de capturar mais detalhes, mais luz e em maior resolução.
Há ainda um filtro HDR+ no aparelho do Google que equilibra ainda melhor as sombras e a luminosidade em fotos, corrigindo cores e contrastes como nenhum outro smartphone consegue. O iPhone 7, por exemplo, tira fotos em HDR tradicional, não HDR+.
Completando o pacote, o Pixel tem uma câmera frontal de 8MP e abertura de ƒ/2.4. Os iPhones têm sensores para selfie de 7MP e abertura de ƒ/2.2. O smartphone do Google pode gravar vídeos em 1080p de 30fps a 120fps, ou em resolução 4K a 30fps. O iPhone faz o mesmo, mas não chega a 120fps, gravando, no máximo, a 60fps.
No DxOMark, o Pixel tirou 89 pontos, maior nota já garantida à câmera de um smartphone na história do site. O iPhone 7, por sua vez, tem 86 pontos. Com base nisso, é possível concluir que as fotos tiradas com o celular do Google são mesmo melhores que às do rival. Vitória do Pixel.

Conclusão

Reprodução
Nem tudo no Pixel e no iPhone 7 pode ser comparado. O aparelho da Apple, por exemplo, vem com certificado IP67 que lhe garante resistência a até 30 minutos sob 1 metro de água, além de ser vedado também contra poeira. O do Google, por sua vez, não tem esse nível de proteção.
Por outro lado, o Pixel tem uma porta tradicional de 3,5 milímetros para fones de ouvido, a mesma que foi removida do iPhone 7. Ou seja, você pode ouvir música no aparelho do Google com fones P2 tradicionais, mas, no celular da Apple, precisa de um fone Bluetooth ou o modelo que acompanha o smartphone com saída Lightning.
A assistente virtual que opera o iOS 10 do iPhone 7 é a Siri, enquanto o Google tem no Pixel o primeiro smartphone equipado de fábrica com o Google Assistant, seu próprio sistema de inteligência artificial em linguagem natural. São sistemas muito parecidos e que devem cumprir bem suas funções.
O Google, porém, ainda promete que o Pixel será totalmente preparado para rodar aplicativos e jogos em realidade virtual, especialmente usando o Daydream View, seu primeiro headset do gênero. A Apple, por sua vez, não garantiu que o iPhone 7 funciona bem em dispositivos assim e sequer tocou no assunto em toda a campanha de divulgação do celular.

0 comentários:

Postar um comentário